domingo, 8 de janeiro de 2012

UMA VISÃO GERAL DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN ATÉ OS 5 ANOS

O perfil de desenvolvimento de uma criança com Síndrome de Down é irregular!
Existem pontos fortes, tais como:


                                                             
*Compreensão social
* Auto - ajuda
* Comportamento


Bem como existem pontos fracos:
* Desenvolvimento motor
* Linguagem
* Fala
                                              
A linguagem pode estar acometida pela alta incidência de problemas auditivos nessa população, além do possíveis déficits auditivos, há comprometimento no processamento auditivo e na memória auditiva!

                                              
O Processamento Visual e a memória visual,são pontos fortes da síndrome e devem ser usados pelos pais e terapeutas como apoio na aprendizagem da criança.

                                             
Aos 5 anos, as crianças com S.D podem alcançar os mesmos objetivos que as crianças com desenvolvimento típico, por exemplo:


* Estarão andando
* Uso do banheiro
*São capazes de alimentar-se e vestir-se com ajuda mínima.
                                                 


A maioria das crianças com S.D terá um atraso significativo na fala.Eles irão entender muito mais do que compreendem. A articulação da fala muitas vezes não é nítida.


Muitos poderão adquirir conceitos básicos escolares,tais como: números, matemática,letras.


Essas conquistas são possíveis desde que os pais acreditem nessa evolução e estimulem seus filhos desde o primeiro ano de vida, e ofereçam a eles serviços de estimulação orientados para o desenvolvimento motor e da linguagem.

Como todas as crianças, o progresso das crianças com S.D é influenciado pela vida familiar, pelas habilidades escolares dos pais,inclusão de colegas em casa e na escola, sempre oferecendo a eles educação de qualidade.


A herança biológica também influencia no desenvolvimento, há crianças com SD que nascem com maiores complicações biológicas do que as outras.


A primeira prioridade que deve ser dada é retorna a vida familiar NORMAL.


O fator primordial para um bom desenvolvimento dessa criança é ser AMADO,QUERIDO e estar inserido no ambiente familiar e na comunidade.
                                                    
As terapias e o ensino adaptado serão de grande valia, mas deve ser base de perspectiva para essa criança e não gerador de STRESS e ANSIEDADE para a família.


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