sábado, 7 de janeiro de 2012

REFLEXÕES SOBRE O QUE ESPERAMOS DOS NOSSOS FILHOS!!...

É comum, focarmos sempre no que a criança não está conseguindo fazer ao invés de valorizarmos o que ela já consegue.Costumamos, falar o que a criança deveria estar fazendo comparado com sua idade ou comparamos com outra criança ou outro filho.


MAS PRECISAMOS PRESTAR ATENÇÃO E RECONHECER QUE CADA CRIANÇA É ÚNICA  E EVOLUI COM UM RITMO PRÓPRIO!




                                                  

Há momentos em que as crianças com Síndrome de Down são comparadas com crianças com desenvolvimento típico, e muitos desses momentos os pais idealizam o que a criança com Síndrome de Down, fará no futuro.


Essas comparações são naturais e importantes, bem como preocupar com o futuro, porém é preciso focar sempre em:


- O QUE SE FILHO ESTÁ FAZENDO AGORA
- QUAIS SÃO OS PONTOS FORTES
- O QUE ELE GOSTA E NÃO GOSTA DE FAZER
- QUAL O RECADO QUE SEU FILHO ESTÁ TENTANDO LHE FALAR.


A criança com Síndrome de Down tem características fortes, e devemos enfatiza-las, por exemplo o convívio social  e as habilidades visuais.Acredito ser importante usar dessas habilidades para ajudarmos na aprendizagem , mostrando sempre um modelo para que eles possam copiar para aprender.


                                        


Quando focamos na fala e na linguagem é preciso reconhecer que a audição e a visão são essenciais para esse aprendizado.Avaliações da audição e da visão por profissionais interessados no assunto são de primordiais.O brincar,o desenvolvimento motor  e social e emocional também são importantes e podem ser influenciadas uma pelas as outras.



Um comentário: