domingo, 8 de janeiro de 2012

MEMÓRIA DE TRABALHO E A SÍNDROME DE DOWN

A memória de trabalho é o sistema de memória de curto prazo que nós usamos no nosso dia a dia em várias atividades tais como,ouvir a outra pessoa, lembrar a lista de compras, decorar o número de telefone,compreensão de leitura e fazer cálculos mental.

Após anos de pesquisa,o sistema de memória de trabalho foi identificado como um sistema que possui 3 componentes interligados localizados em regiões diferentes do cérebro: executivo central,armazenamento da memória verbal de curto prazo e armazenamento da memória visuo -espacial de curto prazo.

O executivo central é o componente que controla a atenção geral e está relacionado na coordenação do armazenamento de informação de curto prazo tanto verbal quanto visuo-espacial e no processamento de informações mentais.

A memória verbal de curto prazo retém a informação verbal- palavras, frases e números- por pequenos períodos, e está localizado no hemisfério esquerdo do cérebro.Muitas vezes, é referida como papel importante da alça fonológica, pois contém as formas e informações de um discurso.

A memória visuo espacial de curto prazo armazena imagens, fotos e informações sobre locais por     curto  período de tempo, e está localizada no hemisfério direito do cérebro. 

É possível medir cada um desses itens acima, através de testes neuropsicológicos.

Crianças com síndrome de Down normalmente tem memória visuo espacial de curto prazo melhor do que a memória verbal de curto prazo.

O sistema de memória de trabalho é importante para o aprendizado da fala, leitura e matemática na sala de aula,assim como o entendimento de instruções e informações das atividades diárias.

A capacidade de cada um três componentes aumenta  com a idade durante a infância .

FONTE: SUE BUCKLEY


Nenhum comentário:

Postar um comentário