sábado, 7 de janeiro de 2012

COMO MEU BEBÊ APRENDE A FALAR?

Os bebês costumam comunicar seus desejos primários através do choro,sorrisos e gestos.

                                   

Quando esses episódios de choro, sorrisos e gestos, acontecem geralmente alguém aparece para atender as necessidades dessa criança e com a repetição dessa situação a criança começa a aprender mesmo que instintivamente como chamar uma outra pessoa.

                                               
Não há uma  órgãos desenvolvido especificamente para a fala, por isso a mesma é uma função sobreposta,ou seja para falar usamos os movimentos e as estruturas da respiração e da alimentação.Através da alimentação e do choro, balbucio as crianças aprendem a coordenar os movimentos que serão necessários para a fala.

Eles aprendem que é preciso aumentar o tempo da expiração para falar.As brincadeiras com os lábios, língua e mandíbula, produzem sons que melhoram a força dos músculos, a amplitude dos movimentos e a criança recebe o feedback sensorial...
                                              

Os bebês começam a testar a voz produzindo ora sons altos, ora sons suaves!Produzem uma sequência de sons que para nós não há sentido algum!

Para que a fala se desenvolva é necessário que a criança tenha um feedback auditivo do que ela produz, por isso a integridade auditiva é de extrema importância....

                                            
Todos sentidos são importantes nessa fase, cada um com sua contribuição, por isso é preciso verificar a audição,visão e tato!!

Que tipo de avaliação e tratamento  de fala e linguagem é  necessário nessa época?

Durante o primeiro ano de vida, a criança será avaliada suas habilidades pré linguísticas!! Como geralmente a criança com Síndrome de Down apresenta atrasos nessas habilidades, é importante começar o acompanhamento fonoaudiológico dessas crianças de forma precoce!!

As atividades serão feitas através de situações lúdicas, e em casa você pode estimular a criança no horário do banho, da alimentação  ajudando a promover  a linguagem e a fala.
                                                  

Um comentário: