Os bebês costumam comunicar seus desejos primários através do choro,sorrisos e gestos.
Quando esses episódios de choro, sorrisos e gestos, acontecem geralmente alguém aparece para atender as necessidades dessa criança e com a repetição dessa situação a criança começa a aprender mesmo que instintivamente como chamar uma outra pessoa.
Não há uma órgãos desenvolvido especificamente para a fala, por isso a mesma é uma função sobreposta,ou seja para falar usamos os movimentos e as estruturas da respiração e da alimentação.Através da alimentação e do choro, balbucio as crianças aprendem a coordenar os movimentos que serão necessários para a fala.
Eles aprendem que é preciso aumentar o tempo da expiração para falar.As brincadeiras com os lábios, língua e mandíbula, produzem sons que melhoram a força dos músculos, a amplitude dos movimentos e a criança recebe o feedback sensorial...
Os bebês começam a testar a voz produzindo ora sons altos, ora sons suaves!Produzem uma sequência de sons que para nós não há sentido algum!
Para que a fala se desenvolva é necessário que a criança tenha um feedback auditivo do que ela produz, por isso a integridade auditiva é de extrema importância....
Todos sentidos são importantes nessa fase, cada um com sua contribuição, por isso é preciso verificar a audição,visão e tato!!
Que tipo de avaliação e tratamento de fala e linguagem é necessário nessa época?
Durante o primeiro ano de vida, a criança será avaliada suas habilidades pré linguísticas!! Como geralmente a criança com Síndrome de Down apresenta atrasos nessas habilidades, é importante começar o acompanhamento fonoaudiológico dessas crianças de forma precoce!!
As atividades serão feitas através de situações lúdicas, e em casa você pode estimular a criança no horário do banho, da alimentação ajudando a promover a linguagem e a fala.
Excelente post!
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