Por exemplo, quando o bebê segura em suas mãos um bloco ou chaves de plástico, ele explora isso colocando os em sua boca.
O tato e a sensação ao redor da boca são particularmente relacionado o desenvolvimento da fala.
Crianças com Síndrome de Down pode ser dificuldade com a percepção sensorial.Por exemplo, se a criança com S.D mastiga um biscoito, ele não perceberá os pedaços de biscoitos que restaram entre os lábios, bochechas e dentes.
Geralmente, a criança com SD não usará a língua para limpar essas áreas que restaram comida,mas isso não impede essa ação seja ensinada.Ele pode ter também dificuldades com o feedback tátil, isto é,saber onde sua língua está e onde ele deveria tocar para produzir determinado som.
Crianças com SD às vezes possuem problemas de processamento sensorial na boca, o que pode eventualmente contribuir para dificuldades na fala.Algumas crianças tem a sensação tátil na boca reduzida.Consequentemente, ele pode não gostar de explorar os objetos com a boca e com isso exercitará menos os lábios e a língua.Como resultado, eles podem ter ser sensibilidade alterada, quando sua língua toca em algum ponto na boca para produzir sons da fala.
Outras crianças com Síndrome de Down, são hipersensíveis ao tato ( defensividade tátil) e pode achar algum tipo de estímulo(toque) ao redor da boca intolerável.
Se sua criança tem defensividade tátil, você pode notar que ele não gostará de ser tocada quando você está dando o banho nele, vestindo o, lavando seu rosto, e seu cabelo ou limpando seu ouvido. Ele pode não gostar de explorar os brinquedos com a boca, resultando na limitação da prática de exercícios no lábio e na língua.
Se sua criança é hiper ou hipossensível ao toque, procure um terapeuta ocupacional que seja tenha formação em integração sensorial.
muito importante a parte que fala da percepçao tatil reduzida ,mais com exercicios e um trabalho de fono pode ajudar te amo t
ResponderExcluir