sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Habilidades Visuais x Linguagem

Em uma das fases da linguagem a criança precisa de associar um objeto a uma figura.
                                             
                                       
 Para aprender uma palavra , ajuda muito se seu filho puder olhar você, para aprender o som e a articulação da palavra ensinada.
Por exemplo, para aprender o que é borboleta, sua criança aprenderá mais facilmente se puder ver a borboleta e puder olhar para você para ver o nome que sairá da sua boca( articulação) mais o som da palavra.
A habilidade de rastrear visualmente, ou acompanhar um objeto, é muito importante para aprender.Então para aprender a palavra "cachorro" ajudaria muito se seu filho puder olhar para você( que estará nomeando o animal) e olhar para o cachorro e segui-lo quando o animal se movimenta.

                                               
                                               
Se sua criança não pode ver nitidamente ou tem dificuldade em focar um objeto, ele terá provavelmente mais dificuldade em vincular certas palavras aos objetos.
                                          
Pelo menos 50 %  das crianças com Síndrome de Down tem estrabismo, ou problemas de desequilíbrio muscular que pode afetar o movimento de  um ou ambos olhos.

Miopia ou hipermetropia são os problemas visuais mais comuns,

                                           
Todos esses problemas de visão são facilmente corrigidos e diminuindo as possibilidades de interferir no desenvolvimento da comunicação do seu filho.

                                         
Se você suspeita de algum problema visual, você pode pedir ao seu pediatra uma indicação de oftamologista pediátrico.Esse médico poderá testar a visão de seu filho de forma precoce, e se preciso for agendará retornos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário