Por exemplo, para imitar uma palavra dita por sua mãe, a criança deve ser capaz de escutar cada pedacinho(som) da palavra e então descobrir onde toca seus lábios, língua, etc.. e fazer esse som!!
E para aprender que cada palavra corresponde a um objeto em se meio, ele deve ser capaz de ver o que as outras pessoas estão falando sobre.Essa habilidade de organizar a entrada dos estímulos vinda de vários sentidos e aplica-los( dar sentido) no seu dia a dia é conhecido como integração sensorial.
A integração sensorial na criança permite, geralmente,constituir o modo como enxergamos a criança e seus comportamentos.Por exemplo, nós geralmente julgamos se a criança está escutando se ele nos olha e acompanha nossas instruções quando falamos com eles.Isto é, nós o julgamos pelo fato da criança ser capaz de escutar o que nós falamos e se ao decodificar o que escutou realiza os movimentos corretos.
Se nós o chamamos e ele não nos olha ou não responde,ou se nós o chamamos e ele não se move, supomos que ele parece não nos compreender ( ou nos atender) propositalmente. Não nos escutar e não nos olhar( no sentido de não obedecer) dar a ideia da criança não nos obedecer.
Crianças com S.D pode precisar de uma ajuda especial para ajudá-lo a aprender a prestar atenção, escutar, olhar e responder.Uma dos motivos para precisar dessa ajuda é que eles podem ter problemas para processar o estímulo provindo de mais de um sentido - por exemplo, quando pedimos a eles para olhar e escutar ao mesmo tempo.
Eles podem estar sobrecarregados por várias sensações ao seu redor - o aperto de seus sapatos,a sensação da etiqueta da camisa,o zumbido do ar ventilador,o cheiro dos biscoitos - e ainda ser capaz de focar em o que está sendo dito.
Crianças com SD podem apresentar comportamentos tais como hiperativos ou impulsivos que podem ser sinais de dificuldades de integração sensorial.
Problemas de integração sensorial dessa naturas, podem não apenas trazer dificuldades no aprendizado da fala, bem como afetar a aquisição de outras habilidades!O terapeuta ocupacional pode ser capaz de ajudar as dificuldades de integração sensorial, esse profissional deve fazer parte da intervenção precoce da criança com S.D
Nenhum comentário:
Postar um comentário