terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Como os bebês aprendem mastigar! Parte 2

                                        A trajetória do desenvolvimento da mastigação

                                                      
Geralmente, por volta de 1 ano de idade, a coordenação da mastigação do bebê tende a se aprimorar.
Os bebês se tornam capazes de deslocar a comida do centro da língua para o lado, mastigá-lo e movê-lo novamente ao centro da boca.

Se "perceberem" que o alimento não precisa mais de mastigação, o alimento é organizado e levado para a parte de trás da língua para ser engolido.
Porém, se o alimento ainda apresentar grandes "pedaços" que precisa ser mastigado, os mesmos serão levados para o canto da boca, para que possam ser mastigados, novamente.
O ato de lateralizar, ou seja, levar transferir a comida de um lado para o outro é conhecido como mastigação.
                                                        
As crianças melhoram sua capacidade de morder e mastigar entre 1-2 anos, as fases iniciais da mastigação começam dos 8 ao 12 meses.Aos poucos, a coordenação e a força da mastigação  vão se aprimorando permitindo que a criança coma alimentos cada vez mais complexos, carnes, alimentos crus, etc.Por exemplo,ao comer uma maçã com casca a criança precisar ter a coordenação de mastigar a fruta e engolir,simultaneamente, o caldo.

É extremamente importante, introduzir na alimentação das crianças alimentos variados de forma lenta e gradual.Os pais ao introduzirem alimentos com consistência de purê, acreditam que a criança já aprendeu o padrão mastigatório.A consistência de purê tende a ser bem aceita pelo bebê para o início da introdução das texturas
                                                
No início, quando o alimento é introduzido, os bebês podem fazer ânsia de vômito, pois ainda a nova textura é desconhecida, principalmente se for introduzida de forma precoce. Porém, quando a criança tem maturidade neurológica, para comer alimentos sólidos, 8 - 9 meses, os bebês poderão fazer ânsia de vômito, porém continuarão a aceitar o alimento.
As crianças que apresentarem alteração sensorial, poderão ter dificuldades de aceitar determinadas texturas!!
                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário