No decorrer do desenvolvimento, o bebê precisa de ter contato, vivenciado diversas experiências com os alimentos para que a mastigação se desenvolva.A introdução de consistências diferentes deve ocorrer de forma gradativa para que futuramente a criança aceite alimentos com pedaços.
O aprendizado da mastigação começa desde o momento que a criança leva à boca,brinquedos que possam ser mordidos e mastigados, é nessa hora que eles conhecem novas texturas...
EXPERIÊNCIAS PRECOCE COM AS TEXTURAS
A maioria das crianças tem sua primeira experiência com texturas na boca quando colocam os dedos,objetos e brinquedos na boca e é nesse momento que vivenciam as diferentes formas, texturas, tamanhos e temperaturas.
A idade em que geralmente, essas novas experiências acontecem, variam, mas o mais comum entre os 6 aos 9 meses, essas situações permitem também que a criança aprenda os movimentos necessários ao deparar com alimentos com pedacinhos, o que exigirá movimentos um pouco mais elaborado da mandíbula, língua e bochecha.
Os pais devem ter certeza de que os brinquedos oferecidos a criança que provavelmente irão a boca, não soltarão pedaços ao serem mordidos.Evitando transtornos tais como o engasgo e o sufocamento.
TEXTURA NOS PRIMEIROS ALIMENTOS
Aos 8 meses de idade, geralmente, os bebês começam a ter o contato com os alimentos sólidos.
Para que a experiências aconteça de forma segura, é preciso que a criança já esteja sentando sozinha,ou ao menos consiga ficar sentada com apoio durante o período da alimentação!
Os movimentos que precisam ser realizados na boca para a "mastigação" são facilitados quando o tronco da criança está estável!
Quando os bebês aprendem a sentar, é como se eles nos dissessem que já estão preparados fisicamente para aprender novas habilidade com a boca.
Os bebês aprendem,gradativamente, a lhe dar com diversos alimentos:
Eles aprendem a aceitas a consistência de purê( alimentos mais espessos) primeiramente porque o estímulo sensorial é mais suave do que as demais consistências.Aos poucos, eles aceitam os caroços misturados em um alimento mais grosso (purê).Esses caroços ajudam a aumentar a consciência do bebê para as texturas e convidam a língua e a bochecha a movimentarem mais, porém ainda não é exigido movimentos completos da mastigação.
Mais tarde, os bebês começam a experimentar pedacinhos de frutas,biscoitos macios.Isto permite-lhes sentir o alimento mais sólido na boca que serão amassados pelo contato da língua com a gengiva.Esses alimentos derretem tão facilmente, que a criança ainda não tem que "mastiga-los", o fato desses alimentos derreterem diminui as chances de engasgos.
Gradualmente, os bebês desenvolvem a capacidade de lidar com os pedaços de vegetais cozidos, queijos, que na verdade não irão derreter, mas ainda podem ser amassados com a língua!