Estava pensando na caminhada com a Ju e lembro que a fono me dizia que era super importante ensinar a Ju mastigar para ajudar na fala e outras coisas mais....
Então penso que posso te ajudar com o passo a passo que ela me deu..... Palavras de Neusa Venditte
Vamos lá!!!Em primeiro lugar ela me pediu para introduzir as frutas amassadas pq o doce é mais prazeroso: banana amassada, maçã raspadinha,mamão papaia raspadinho e amassadinho, abacate amassadinho com açúcar....
Depois começar com as sopinhas.... como eu te disse, fazia de sabores variados pq ela precisava tomar para engordar poder operar o coração.
Seguem algumas receitas:
Sopa de Legumes
Coloque uma colher de margarina para derreter na panela de pressão e meia cebola picadinha até murchar.
Acrescente tomate sem semente, um pedaço de músculo ou frango,frite bem e acrescente os legumes que quiser. Nessa hora eu escolhia alguns mais salgados e um doce para dar uma quebradinha.
BATATA, MANDIOQUINHA, CENOURA, ABÓBORA, BETERRABA, BATATA DOCE, ABOBRINHA,ETC....
Também coloque folhas como espinafre, ou couve para ajudar no ferro.
Eu sempre temperei com salsinha que tem vitamina C, um pouquinho de sal.
Cozinhe e depois no início bata no liquidificador os legumes, com a carne e as folhas colocando caldo suficiente para deixar cremosa.
O sabor varia conforme os legumes que você coloca e a carne ou frango ou até bife de fígado.
Além dessas sopas fazia também um angu de fubá cremoso e dava com caldo de feijão.Ela adorava!
Num segundo passo, que não deve demorar, assim que ela aceitar a sopinha salgada e se passar um mês, mais ou menos, vc ao invés de bater no liquidificador os legumes, vc passa na peneira e eles vão ficando mais granulados.Eles resistem e até têm ânsia de vômito no começo devido a sensibilidade na boca, mas é necessário esse passo para o seguinte acontecer que é quando deixamos os legumes em pedacinhos.....
Depois eu comecei a dar caldo de feijão com arroz, sopas de legumes com macarrãozinho, ou com carne moída e assim por diante.
Exige esforço e persistência porque alguns aceitam facilmente, mas outros precisamos insistir e é importante demais para a fala, a dicção e reflete na alfabetização mais tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário