sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Caminhada para a alfabetização!!Relato de uma mãe....


Quando minha princesa nasceu escolhi o caminho da INFORMAÇÃO e descobri  que precisaria das ESTIMULAÇOES por causa dos comprometimentos cognitivos e psicomotor decorrentes da SD!!

Logo no 1º mês iniciamos as terapias, e as principais foram a fisioterapia e a fonoaudiologia!!!

Muitos exercícios foram feitos principalmente durantes as atividades de vida diária, alimentação, banho a preparando para que realizasse todas as atividades como uma criança comum e visando desde o início a alfabetização!!

Por isso tudo era feito com muito significado, nada era por acaso, sem um alvo a alcançar!!

Os estímulos dentro da boca,nos músculos da face,estímulos sonoros com brinquedos sonoros até com utensílios domésticos para despertá-la para se virar de um lado para o outro e identificar de onde vem o som,muita música, historinhas contadas e alimentação dada adequadamente foram estímulos para a alfabetização
Fomos orientados a estimulá-la sempre a se expressar através de algum som,mesmo que a palavra estivesse errada,mas fui proibida a atender suas solicitações se apenas fossem apontadas por gestos.
Como os Downs tem uma caracterísitca forte de manipulação dos nossos sentimentos, tive que ser muito forte e determinada para conseguir que a Juliana vencesse a preguiça de se expressar oralmente, pois era muito mais fácil apontar e ser atendida!
Assim dia após dia, conseguimos que a Ju expressasse melhor, nomeando tudo que tinha contato, passeando muito em vários lugares, experimentando texturas, cheiros e gostos diferentes....

Nunca falávamos no diminutivo ou pronunciávamos erradamante as palavras para que ela aprendesse a falar corretamente, sem salientarmos o erro dela, mas apenas repetindo a palavra corretamente para o reforço.

Aos 2 anos e meio, chegou a hora da Ju, ir para a escola.Optei por escola normais e sempre dei apoio para a escola com parcerias com nossas terapeutas e minha presença incondicional. 

Fazia com ela exercícios de coordenação motora grossa e fina não somente no papel, mas nas pinturas, com brinquedos pedagógicos e outras formas que me foram ensinadas para nas brincadeiras ajudarmos na alfabetização!

Ela aprendeu a reconhecer as letras e sílabas mais rapidamente que escrevê-las e sua auto-estima começou a ficar mexida porque ela entendia que não acompanhar as coleguinhas e a professora, há 22 anos não tinha formação para alfabetizar uma criança fora dos padrões ditos normais e infelizmente ainda ocorre isso até os dias de hoje.

Então contei com o apoio da Equoterapia - terapia multidisciplinar em cima do cavalo, na qual foi trabalhada sua auto-estima, confiança, segurança,postura, tônus muscular, visão mais ampla de tudo com o apoio de uma fono,uma psicóloga e uma psicopedagoga que estavam ao lado dela.Assim Juliana conseguiu superar seus medos, insegurança e juntamente com os apoios em casa com os exercícios repetidos, os brinquedos adequados e a sua determinação, persistência e desejo de aprender vencemos e superamos essa fase bem complicada.

A sua formatura foi muito emocionante pois era a única criança com necessidades especiais na escola e o que era normal para as outras,para ela teve um significado muito amor e ela e nós todos sabíamos o preço que ela pagou para alcançar o seu diploma que foi selado com uma frase que emocionou a todos que estavam presentes no local da formatura.

Ela simplesmente, ao ser chamada para receber o diploma,linda de beca, olhou para todos nós  e erguendo o diploma em voz alta  disse: "Mamãe, eu consegui"
Foi demais e todos nós choramos de alegria e uma satisfação sem igual.....

Hoje, trabalho como Pedagoga e Psicopedagoga dando apoio pedagógico no horário alternado ao da escola para todas as crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem e formação aos educadores que desejam  aprender a vencer seus limites e ter um novo olhar para nossas crianças com ou sem SD, mas que necessitem de um atendimento mais especializado para desenvolverem suas potencialidades, suas inteligências.....

É para a inteligência de cada um que devemos olhar e não para suas dificuldades para que todos possamos desenvolver nossas pontecialidades....

Espero ter ajudado com esse depoimento e abaixo está a foto de quando a Juliana recebeu o diploma!!!
                                                                                                                               
                                                                                                                                Neusa Venditte



Nenhum comentário:

Postar um comentário