domingo, 18 de novembro de 2012

Sugestões de atividades para fala Síndrome de Down!

                                      

Algumas pessoas com SD podem ter dificuldades na fala devido a apraxia verbal( alteração neurológica que compromete o planejamento motor na articulação da fala), segue abaixo sugestões de atividades a serem feitas:

1) Experimente cantar músicas curtas que repitam com frequência o refrão e que dê para associar a gestos. A repetição facilitará o planejamento motor de sua criança.

                                                        

2) Quando estiver lendo algo para seu filho, repita os livros, as histórias e as frases.Ao repetir, a criança gravará as sequências e poderá prever o que você irá dizer em determinado momento.Isso permitirá que a criança consiga dizer algumas palavras, ou até mesmo frases. É possível e bem provável que a articulação das palavras são seja exata, porém você deve elogiar a iniciativa da criança.Ainda não é hora de exigir a perfeição ao falar.O importante é a criança tentar acompanhar.

                                                  

3) Durante sua rotina diária, tente também usar frases repetidas que estejam dentro do contexto.Como por exemplo: Oi, o que você está fazendo?, tchau, Que é isso? ... Certas frases quando repetidas fará com que a criança saiba o que está sendo dito, as tornando familiar....
                                      
4) Se sua criança tem dificuldade na fala, evite dizer que você enquanto ela não falar determinada palavra, não receberá o que ela quer. Experimente pedir a ela que diga o que quer! E aceite como resposta qualquer barulho por ela emitido!! Elogie qualquer emissão!!! Quando a criança conseguir melhorar o nível de resposta, você pode ir graduando o nível de cobrança!

5) Existem crianças que possuem dificuldades severas na pronúncia das palavras, o que muitas das vezes não permite uma comunicação! Não pense duas vezes em acionar algum método de comunicação alternativa! Muitas mães pensam que o uso do método impedirá a criança de falar como as outras! O método de comunicação alternativa e/ou suplementar, como o  próprio nome diz é suplementar .... Imagine a angústia de uma criança de quer falar e não ter recursos para tal!!!
                                          
6) Articule melhor as palavras!! Se possível fique posicionado na mesma altura que os olhos das crianças, é preciso que ela veja sua boca!!! A criança com SD pode ter apraxia, por isso, articule as palavras mais devagar...
                                         

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