sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Caminhada para a alfabetização!!Relato de uma mãe....


Quando minha princesa nasceu escolhi o caminho da INFORMAÇÃO e descobri  que precisaria das ESTIMULAÇOES por causa dos comprometimentos cognitivos e psicomotor decorrentes da SD!!

Logo no 1º mês iniciamos as terapias, e as principais foram a fisioterapia e a fonoaudiologia!!!

Muitos exercícios foram feitos principalmente durantes as atividades de vida diária, alimentação, banho a preparando para que realizasse todas as atividades como uma criança comum e visando desde o início a alfabetização!!

Por isso tudo era feito com muito significado, nada era por acaso, sem um alvo a alcançar!!

Os estímulos dentro da boca,nos músculos da face,estímulos sonoros com brinquedos sonoros até com utensílios domésticos para despertá-la para se virar de um lado para o outro e identificar de onde vem o som,muita música, historinhas contadas e alimentação dada adequadamente foram estímulos para a alfabetização
Fomos orientados a estimulá-la sempre a se expressar através de algum som,mesmo que a palavra estivesse errada,mas fui proibida a atender suas solicitações se apenas fossem apontadas por gestos.
Como os Downs tem uma caracterísitca forte de manipulação dos nossos sentimentos, tive que ser muito forte e determinada para conseguir que a Juliana vencesse a preguiça de se expressar oralmente, pois era muito mais fácil apontar e ser atendida!
Assim dia após dia, conseguimos que a Ju expressasse melhor, nomeando tudo que tinha contato, passeando muito em vários lugares, experimentando texturas, cheiros e gostos diferentes....

Nunca falávamos no diminutivo ou pronunciávamos erradamante as palavras para que ela aprendesse a falar corretamente, sem salientarmos o erro dela, mas apenas repetindo a palavra corretamente para o reforço.

Aos 2 anos e meio, chegou a hora da Ju, ir para a escola.Optei por escola normais e sempre dei apoio para a escola com parcerias com nossas terapeutas e minha presença incondicional. 

Fazia com ela exercícios de coordenação motora grossa e fina não somente no papel, mas nas pinturas, com brinquedos pedagógicos e outras formas que me foram ensinadas para nas brincadeiras ajudarmos na alfabetização!

Ela aprendeu a reconhecer as letras e sílabas mais rapidamente que escrevê-las e sua auto-estima começou a ficar mexida porque ela entendia que não acompanhar as coleguinhas e a professora, há 22 anos não tinha formação para alfabetizar uma criança fora dos padrões ditos normais e infelizmente ainda ocorre isso até os dias de hoje.

Então contei com o apoio da Equoterapia - terapia multidisciplinar em cima do cavalo, na qual foi trabalhada sua auto-estima, confiança, segurança,postura, tônus muscular, visão mais ampla de tudo com o apoio de uma fono,uma psicóloga e uma psicopedagoga que estavam ao lado dela.Assim Juliana conseguiu superar seus medos, insegurança e juntamente com os apoios em casa com os exercícios repetidos, os brinquedos adequados e a sua determinação, persistência e desejo de aprender vencemos e superamos essa fase bem complicada.

A sua formatura foi muito emocionante pois era a única criança com necessidades especiais na escola e o que era normal para as outras,para ela teve um significado muito amor e ela e nós todos sabíamos o preço que ela pagou para alcançar o seu diploma que foi selado com uma frase que emocionou a todos que estavam presentes no local da formatura.

Ela simplesmente, ao ser chamada para receber o diploma,linda de beca, olhou para todos nós  e erguendo o diploma em voz alta  disse: "Mamãe, eu consegui"
Foi demais e todos nós choramos de alegria e uma satisfação sem igual.....

Hoje, trabalho como Pedagoga e Psicopedagoga dando apoio pedagógico no horário alternado ao da escola para todas as crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem e formação aos educadores que desejam  aprender a vencer seus limites e ter um novo olhar para nossas crianças com ou sem SD, mas que necessitem de um atendimento mais especializado para desenvolverem suas potencialidades, suas inteligências.....

É para a inteligência de cada um que devemos olhar e não para suas dificuldades para que todos possamos desenvolver nossas pontecialidades....

Espero ter ajudado com esse depoimento e abaixo está a foto de quando a Juliana recebeu o diploma!!!
                                                                                                                               
                                                                                                                                Neusa Venditte



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Sugestões de alimentação para bebês, enviado por uma mãe!!

Estava pensando na caminhada com a Ju e lembro que a fono me dizia que era super importante ensinar a Ju mastigar para ajudar na fala e outras coisas mais....

Então penso que posso te ajudar com o passo a passo que ela me deu..... Palavras de Neusa Venditte
                                                    

Vamos lá!!!Em primeiro lugar ela me pediu para introduzir as frutas amassadas pq o doce é mais prazeroso: banana amassada, maçã raspadinha,mamão papaia raspadinho e amassadinho, abacate amassadinho com açúcar....
                                           

Depois começar com as sopinhas.... como eu te disse, fazia de sabores variados pq ela precisava tomar para engordar poder operar o coração.

Seguem algumas receitas:

Sopa de Legumes

                                   

Coloque uma colher de margarina para derreter na panela de pressão e meia cebola picadinha até murchar.

Acrescente tomate sem semente, um pedaço de músculo ou frango,frite bem e acrescente os legumes que quiser. Nessa hora eu escolhia alguns mais salgados e um doce para dar uma quebradinha.
BATATA, MANDIOQUINHA, CENOURA, ABÓBORA, BETERRABA, BATATA DOCE, ABOBRINHA,ETC....

Também coloque folhas como espinafre, ou couve para ajudar no ferro.
                                   
Eu sempre temperei com salsinha que tem vitamina C, um pouquinho de sal.
Cozinhe e depois no início  bata no liquidificador os legumes, com a carne e as folhas colocando caldo suficiente para deixar cremosa.

O sabor varia conforme os legumes que você coloca e a carne ou frango ou até bife de fígado.

Além dessas sopas fazia também um angu de fubá cremoso e dava com caldo de feijão.Ela adorava!
                                 
Num segundo passo, que não deve demorar, assim que ela aceitar a sopinha salgada e se passar um mês, mais ou menos, vc ao invés de bater no liquidificador os legumes, vc passa na peneira e eles vão ficando mais granulados.Eles resistem e até têm ânsia de vômito no começo devido a sensibilidade na boca, mas é necessário esse passo para o seguinte acontecer que é quando deixamos os legumes em pedacinhos.....

Depois eu comecei a dar caldo de feijão com arroz, sopas de legumes com macarrãozinho, ou com carne moída e assim por diante.
                                                    

Exige esforço e persistência porque alguns aceitam facilmente, mas outros precisamos insistir e é importante demais para a fala, a dicção e reflete na alfabetização mais tarde.
                                        

                           

domingo, 18 de novembro de 2012

Sugestões de atividades para fala Síndrome de Down!

                                      

Algumas pessoas com SD podem ter dificuldades na fala devido a apraxia verbal( alteração neurológica que compromete o planejamento motor na articulação da fala), segue abaixo sugestões de atividades a serem feitas:

1) Experimente cantar músicas curtas que repitam com frequência o refrão e que dê para associar a gestos. A repetição facilitará o planejamento motor de sua criança.

                                                        

2) Quando estiver lendo algo para seu filho, repita os livros, as histórias e as frases.Ao repetir, a criança gravará as sequências e poderá prever o que você irá dizer em determinado momento.Isso permitirá que a criança consiga dizer algumas palavras, ou até mesmo frases. É possível e bem provável que a articulação das palavras são seja exata, porém você deve elogiar a iniciativa da criança.Ainda não é hora de exigir a perfeição ao falar.O importante é a criança tentar acompanhar.

                                                  

3) Durante sua rotina diária, tente também usar frases repetidas que estejam dentro do contexto.Como por exemplo: Oi, o que você está fazendo?, tchau, Que é isso? ... Certas frases quando repetidas fará com que a criança saiba o que está sendo dito, as tornando familiar....
                                      
4) Se sua criança tem dificuldade na fala, evite dizer que você enquanto ela não falar determinada palavra, não receberá o que ela quer. Experimente pedir a ela que diga o que quer! E aceite como resposta qualquer barulho por ela emitido!! Elogie qualquer emissão!!! Quando a criança conseguir melhorar o nível de resposta, você pode ir graduando o nível de cobrança!

5) Existem crianças que possuem dificuldades severas na pronúncia das palavras, o que muitas das vezes não permite uma comunicação! Não pense duas vezes em acionar algum método de comunicação alternativa! Muitas mães pensam que o uso do método impedirá a criança de falar como as outras! O método de comunicação alternativa e/ou suplementar, como o  próprio nome diz é suplementar .... Imagine a angústia de uma criança de quer falar e não ter recursos para tal!!!
                                          
6) Articule melhor as palavras!! Se possível fique posicionado na mesma altura que os olhos das crianças, é preciso que ela veja sua boca!!! A criança com SD pode ter apraxia, por isso, articule as palavras mais devagar...
                                         

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Atenção aos sons!!


                                
No momento em que você achar que seu filho começou a responder aos sons do ambiente, não perca tempo, comece a treinar com ele a escuta e atenção dos sons.

Sua criança precisa aprender quais os sons que são importantes no seu dia a dia, para quais deve  dar mais atenção ( as vozes das pessoas, o toque do telefone) e quais não são tão importantes ( o barulho do relógio, o barulho da geladeira, do ventilador, etc...).
                         

Esse treino ajudará a criança quando a mesma estiver em ambientes com diversos barulhos.
Ela poderá "desligar" a sua atenção auditiva para os barulhos e dar ênfase aos sons que interessam, como por exemplo, a voz humana.
                                        
Esse direcionamento da atenção aos sons, chama-se discriminação figura-fundo, que é ser capaz de distinguir entre som principal e o sons de fundo,ruído.

As atividades de escuta podem ajudar a aprimorar a atenção auditiva, assim como diminuir o tempo de resposta ao som e  melhorar a localização sonora.

                                    

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Funções Neurológicas

                                     


 Para que os músculos funcionem perfeitamente e de modo coordenado, é necessário que várias partes do sistema nervoso ( encéfalo, nervos, tronco encefálico)  consigam se comunicar entre si.

                                         

O sistema nervoso também está envolvido no processamento e na interpretação de sensações tais como dor, tato, posicionamento e propriocepção.

Se houver algum problema com o funcionamento neurológico, a fala também poderá ser afetada.
                                 
Existem  duas alterações neurológicas  que são conhecidas que afetam diretamente a inteligibilidade da fala em algumas pessoas com a síndrome de Down:

1) Disartria : condição que afeta a força e precisão dos movimentos musculares, resultando em uma fala com sons imprecisos e embolada.

2) Dificuldade no planejamento motor - Apraxia verbal : afeta a habilidade de planejar e sequências os sons da fala.

Essas dificuldades associadas a:

*  hipotonia, em especial na boca;

* dificuldades auditivas, percepção e processamento;          

* alterações sensoriais na boca

são fatores importantes que dificultam a inteligibilidade da fala na SD.