quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Alimentação parte 2




                                 Obesidade

Como a pessoa com Síndrome de Down pode ter uma tendência à obesidade, devemos restringir alguns alimentos de sua dieta, além de nos preocuparmos também com a quantidade de alimentos que oferecemos a ela.

Balas, biscoitos, bolachas, pirulitos, sorvetes, bombons, doces em geral, alimentos gordurosos (azeitonas, amendoim, carnes gordas), farinhas enlatadas e refrigerantes devem ser evitados no dia-a-dia. Eventualmente, podem ser dados, desde que não haja exagero.

A pessoa pode e deve comer frutas e hortaliças, carnes magras, queijos magros (ricota, queijo fresco). Frutas como abacate, banana e caqui são bastante calóricas, que podem ser ingeridas, mas a quantidade deve ser limitada.

                                                                        


Na verdade, a pessoa pode comer de tudo, inclusive pão, bolo, doces, desde que não seja em excesso. Se a pessoa comer bolo no café da manhã, dê somente uma fatia e preste atenção para não oferecer no mesmo dia um doce de sobremesa.

De preferência, não adoce com açúcar o suco, leite, chá ou frutas. Se a pessoa for acostumada assim desde bebê, não sentirá falta do açúcar.

Acostume seu filho a alimentar-se somente no horário das refeições – café da manhã, almoço e jantar. O ideal é que nada seja ingerido entre estas refeições, porém, se a criança pedir algo para comer, ofereça queijo, frutas ou suco de fruta natural, ao invés de doces, bolachas, salgadinhos, refrigerantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário