quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Uso da comunicação alternativa e/ou suplementar na Sindrome de Down!


                                           
                                             



Apesar de algumas crianças com sindrome de Down estarem defasadas na fala, elas geralmente tem bom desenvolvimento motor e facilidade no aprendizado visual.Por isso,talvez seja  para eles mais fácil reconhecer e fazer gestos com suas mãos ou usar figuras de comunicação alternativa do que falar.
                                       
                                             
          
A comunicação alternativa e/ou suplementar permite que a criança evolua na linguagem, apesar de não estar pronta para falar e diminui a frustração da criança por não ser entendida.
A comunicação alternativa e/ou suplementar pode combinar o uso de gestos e sinais, figuras para facilitar o desenvolvimento da fala.

                                                                                                        

Nos E.U.A, pesquisas e experiências clinicas tem demonstrado a melhoria na aquisição da fala com apoio na comunicação alternativa.Na sindrome de Down, esse meio de comunicação é usado como sistema transitório até o momento em que a criança desenvolve a fala.
                                                                                 
Alguns fonoaudiólogos podem dizer que o uso da comunicação alternativa dificultará ou atrasará o surgimento da fala, pois a criança acharia mais fácil usar gestos do que falar. Porém, as pesquisas e experiências clinicas no E.U.A mostram o contrário!


Referência bibliográfica:Early Communication Skills for Children with Down Syndrome - Libby Kumin

Um comentário:

  1. Oi Cinthia, legal ver uma fonoaudiologa brasileira incentivando a linguagem dos sinais, pois tenho sentido que por aqui eh meio senso comum ir contra. Como vivia na Inglaterra quando meu filho (que tem SD) nasceu, tenho trabalhado com sinais desde que ele eh bastante pequeno. Na Inglaterra, como nos USA a linguagem de sinais eh bastante incentivada pela comunidade de fonoaudiologos. Hoje com 2 anos ele consegue se comunicar bastante bem por meio dos sinais. Tenho notado tambem que isso nao esta atrasando seu processo de fala, pelo contrario, ele esta cada vez mais tagarela, pois assim como ele me ve falando e fazendo sinais ele tenta copiar e fazer o mesmo e com isso mais e mais entendemos que palavra ele quer dizer.

    ResponderExcluir