Apesar de algumas crianças com sindrome de Down estarem defasadas na fala, elas geralmente tem bom desenvolvimento motor e facilidade no aprendizado visual.Por isso,talvez seja para eles mais fácil reconhecer e fazer gestos com suas mãos ou usar figuras de comunicação alternativa do que falar.
A comunicação alternativa e/ou suplementar permite que a criança evolua na linguagem, apesar de não estar pronta para falar e diminui a frustração da criança por não ser entendida.
A comunicação alternativa e/ou suplementar pode combinar o uso de gestos e sinais, figuras para facilitar o desenvolvimento da fala.
Nos E.U.A, pesquisas e experiências clinicas tem demonstrado a melhoria na aquisição da fala com apoio na comunicação alternativa.Na sindrome de Down, esse meio de comunicação é usado como sistema transitório até o momento em que a criança desenvolve a fala.
Alguns fonoaudiólogos podem dizer que o uso da comunicação alternativa dificultará ou atrasará o surgimento da fala, pois a criança acharia mais fácil usar gestos do que falar. Porém, as pesquisas e experiências clinicas no E.U.A mostram o contrário!
Referência bibliográfica:Early Communication Skills for Children with Down Syndrome - Libby Kumin