domingo, 1 de julho de 2012

EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS

O input ( entrada) sensorial está em tudo que nos rodeia.Através de nossos sentidos, aprendemos sobre o mundo. 
Os sentidos que conhecemos mais são a visão, audição,tato,gustação e o cheiro.Mas esses mesmo sentido são um pouco mais complexos.

Por exemplo,o tato nos permite perceber se o objeto é liso ou áspero,tem ou não brilho,pequeno ou grande, quente, frio ou morno.
                                              
Os sentidos menos conhecidos são:
1) sistema vestibular - relacionado ao movimento e equilíbrio
                                                   
2) a propriocepção - a nossa consciência interna sobre como estão as nossas articulações e músculos.
                                    
O sistema vestibular envolve o tônus do músculo,coordena dos dois lados do corpo(D e E), a coordena os movimentos dos olhos,cabeça e corpo para que possamos manter nosso equilíbrio.
O feedback do processamento da propriocepção dos músculos e articulação tenta manter o corpo alinhado.Por causa da propriocepção, nós podemos, por exemplo, levar a colher de sopa na boca, sem errar onde fica a boca.Inconscientemente e automaticamente, levamos colocamos a colher em contato com os lábios, para sorver a sopa.
A propriocepção junto com o vestibular ajudam na articulação e na inteligibilidade da fala.

                                           Integração Sensorial.

O termo integração sensorial é usado para descrever a habilidade de receber e absorver a informação sensorial do ambiente, coordenar e integrar a informação apropriada ao ambiente( como resposta). Isso inclui a habilidade de levar a informação bem como filtrar as informações ( tais como o ruído do ambiente).



                                          Disfunção da Integração Sensorial

Quando a criança tem dificuldade em processar e organizar a informação sensorial, é dado o nome de disfunção da integração sensorial, que é mais comum na criança com SD do que crianças com desenvolvimento típico.
Clinicamente, nós observamos que vários jovens com SD, apresentam algumas dificuldades que podem estar relacionadas a IS, tais como intolerância a barulhos altos,não gostam de escovar os dentes, cortar o cabelo, não toleram comidas com texturas misturadas. 

                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário