quarta-feira, 27 de junho de 2012

O início da fala....

                                    Quando minha criança começará a falar?
                                     
  Essa é a pergunta que os pais sempre perguntam...

 Como já foi postado anteriormente o desenvolvimento da fala é um processo gradativo em que a criança precisa de desenvolver habilidades anteriores ao aparecimento da fala.
     
 Muitas crianças com SD são capazes de entender a relação entre a palavra( figura) e a pessoa, lugar, coisas ou eventos antes mesmo de serem capazes de falar. 

                                     
 As crianças com desenvolvimento típico, o estágio em que a criança fala uma única palavra, começa quando vocalizam sons ou articulam sílabas ( consoantes e vogais) que representam objetos e pessoas. 
 Para as crianças com SD, o estágio de uma única palavra, começa quando eles estão prontos para usar a fala ou um sistema alternativo de comunicação par representar pessoas ou objetos. Em outras palavras, esse período é quando sua criança faz conexões que símbolos representam idéias, pessoas e objetos.Isso é quando ela fala mama e dada para representar você.
                                         
O uso da palavra e símbolo para representar o objeto real é a base da linguagem. Quando sua criança fala "p a" para dizer papai e " m a " para mamãe,ela está demonstrando que ela está aprendendo a codificar e entender o verdadeiro sentido da fala.Isto é, ela entende que a palavra tem significado e que os outros entenderão o que ela quer dizer quando ela usar essa palavra. 

 Aos poucos, vamos aprendendo a codificar  os signos da nossa comunidade... 

Durante o período em que a criança fala somente uma palavra, muitas vezes elas articulam sons que nada tem haver com o que realmente gostariam de falar. Mas ao usar, esse som constantemente para um determinado assunto, faz com que seus pais associe aquele som com determinado objeto.
Por exemplo, a criança quer beber algo, e diz "gu" pra mamadeira, após algumas repetições seus pais entendem esse código e associam o "gu" a mamadeira. 

É interessante que os pais, ao invés de adivinharem o que a criança quer, questionem o que a criança deseja,perguntando... você quer mamadeira?

 Nesse mesmo período a criança,geralmente, usará o mesmo som para tudo... Ou seja, ao dizer gu.. Isso as vezes significará.. Mamadeira, brincar, bico, colo, etc...Por meio do contexto é que os pais poderão dar o significado adequado aquela palavra.

                                                     
As crianças começam falando sons que não fazem sentido e aos poucos vão refinando seu vocabulário...Até chegar o momento que usarão as mesmas palavras  que nós, adultos,usamos... 

                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário