segunda-feira, 16 de abril de 2012

Intenção comunicativa...

A intenção comunicativa é a  peça principal para o início e  desenvolvimento da comunicação....

Por exemplo, o bebê descobre que ao chorar, sempre aparecerá alguém para tentar acalmá-lo! Se fizerem barulhos chamarão a atenção de outra pessoa que está por perto, o que faz com que eles comecem a descobrir como devem fazer para conseguir a atenção de alguém...Porém, quando as crianças choram, gritam ou fazem barulhos e não recebem atenção essas situações tendem a diminuir.Pesquisas mostram que a crianças que não recebem respostas à suas tentativas de comunicação tendem a para de se comunicar.





A melhor ajuda que você pode oferecer para o desenvolvimento da intenção comunicativa é estar sempre correspondendo as tentativas!Comece a interpretar os sons e os movimentos que seu filho produz... 

                                                          
Se seu filho mexe os pés como se estivesse chutando, pergunte se ele quer brincar com os pés!!Coloque objetos( chocalhos) na meia, pois assim que ele chutar ele escutará os sons!

                                              
Converse com a criança e explique que quando ele chuta,surge um barulho no pé!! Estimule a chutar!!!
Se seu filho, apontar para um brinquedo,por exemplo,um urso de pelúcia, entregue a ele e diga : "Isso é um urso"

                                            

Interprete sempre os chutes,os olhares, os barulhos feitos pela criança como o desejo de comunicação dele com você.Mostre a ele que você escutou e  entendeu o que ele quis dizer, e incentive cada vez mais essa "comunicação". Tenha o cuidado de não adivinhar o que quer, espere que ela emita algum som...Mostre a ela que o quanto é importante que ela "fale" mesmo que do jeito dela o que deseja!
                                       
Quando você observar que sua criança aponta e espera de você uma resposta é sinal que ela começou a entender sobre a intenção comunicativa!
                                                
Se sua criança não tem interação comunicativa , você precisará de uma boa ajuda de um profissional, um Fonoaudiólogo! Esse profissional ajudará a criança a desenvolver a iniciativa de comunicação para conseguir o que deseja!!

                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário